segunda-feira, 8 de junho de 2009

Acessórios SNES - Adaptadores Universais


Com esses acessórios, era possível rodar jogos importados em um Super Nintendo europeu, ou um jogo japonês num Super Nintendo americano.

Exemplo num Super Nintendo europeu:

Basicamente você coloca o adaptador na entrada, e em uma das entradas do adaptador você coloca o jogo americano ou japonês que você quer jogar. Na outra entrada coloca-se um jogo europeu, para que ele possa copiar o código e converter o sinal NTSC 60Hz do americano/japonês para o PAL 50Hz do europeu. O resultado é um pouco discutível – é possível jogar a maior parte dos jogos, mas eles correm a 50Hz (ou seja, 17,5% mais lento que na versão americana/japonesa) e com duas barras pretas no topo e na base do écran. Na prática, é como jogar um jogo europeu. Há cerca de 15-20 jogos que não funcionam com adaptadores, Super Mario RPG é um deles, já que alguns deles trazem um chip que funciona a 10Mhz, mais rápido que o CPU do SNES, e que não está submisso a este.
Mas as travas impostas nos Super Nintendo são travas físicas, ou seja, com pequenas modificações internas no aparelho é possível rodar qualquer tipo de jogo sem a necessidade de um adaptador, preservando assim a qualidade dos jogos.

Nenhum comentário: