segunda-feira, 8 de junho de 2009

Versão européia do SNES. Apenas o nome difere do Super Famicom japonês.



Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom). Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, e nos EUA em Novembro de 1991. acrônimo para Super Family Computer e depois, em 1991 nos EUA. Versão européia do SNES. Apenas o nome difere do Super Famicom japonês.A versão européia do console é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e EUA é NTSC. No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país à época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2002. A Nintendo garantiu seu sucesso especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. O Super NES, após anos de sucesso, fora seguido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo. O N64 não obteve o mesmo sucesso do anterior, sendo superado pelo PlayStation. Atualmente, utilizando emuladores como ZSNES, Snes9x e SNEeSe, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho bem próximo ao do console original.

Especificações Técnicas Principal:

Unidade de Processamento Central (CPU): 16-Bit – CMD/GTE 65C816 (Western Design Center) customizado (CISC) 5A22 e contem 2a03.

Clock: 1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 Mhz (variável)

Memória (RAM) Cache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)

Gráfico:

Unidade de processamento de imagens (PPU): 16-Bit

Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)

Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224

Paleta de cores: 32,768

Número máximo de cores na tela: 4096 Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels Número máximo de sprites: 128 sprites

Som:

Processador (APU): Sony SPC700; 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz

Canais de som: 8 canais Sony S-DSP

Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB) PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit

Som estéreo digital

Outros:

Resposta do controle: 16ms

Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts

Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)

Mídia de armazenamento: cartucho com 3 Mb

Sistema de cores: NTSC (60hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M : Brasil;

Controle:

Seu formato básico incluia um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).

Foi a primeira manete a trazer "botões de ombro"(shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right). Geralmente é usado para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.

Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz) possuiam formato côncavo, enquanto os inferiores cônvexo. Tal formato, tornava a jogatina mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong (Em que o botão superior ficava permanentimente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente).

Periféricos:

O Super NES teve muitos acessórios: Super NES Mouse: lançado em 1992, é bastante semelhante a um mouse comum utilizado em computador. Tem dois botões e vem com um mousepad rígido para suporte. É ligado na mesma entrada do controle comum, e compatível com dezenas de jogos para Super NES. O mais conhecido deles é Mario Paint.

Super Scope: arma de luz semelhante ao Zapper do NES, foi lançada em 1992. Uma inovação sem fio e com mira tescópica.

Super Game Boy: adaptador que permite jogar cartuchos de Game Boy no SNES. Alguns inclusive com suporte a cores.

Satellaview: modem exclusivo do Japão, inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.

Chips auxiliares:

Os chips vinham em alguns cartuchos e faziam uma grande diferença nos jogos, melhorando muito a parte gráfica e sonora:

Super FX: Utilizado em Star Fox, Stunt Race FX e Vortex;

Super FX2: Utilizado em Doom em um porte perfeito da versão PC e Yoshi's Island;

SA-1: Utilizado em Super Mario RPG, incrementando o efeito gráfico 3/4;

C4: Utilizado em Megaman X2 e Megaman X3;

DSP: Utilizado em Mario Kart, dando um precário, porém eficiente, efeito 3D;

DSP-4: Utilizado em Top Gear 3000;

S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.

A Nintendo planejou um periférico de CD para o Super NES(assim como o Sega CD para o Mega Drive), mas as negociações com Sony e Philips não funcionaram, e as duas lançaram os próprios consoles baseados nos periféricos não lançados: PlayStation (Sony) e CD-i (Philips).

Jogos:

Segue uma lista de alguns dos jogos de maior sucesso lançados para o Super Nintendo:

Actraiser ,Breath of Fire, Campeonato Brasileiro 96, Chrono Trigger, Contra III: Alien Wars, Donkey Kong Country, F-Zero, Final Fantasy II, Final Fantasy III, International Superstar Soccer, Killer Instict, Mega Man X, Mega Man X2, Mega Man X3, Mortal Kombat II, Mortal Kombat 3 Ultimate, Sim City, Super Mario Kart, Super Mario World, Super Mario World 2: Yoshi's Island, Super Metroid, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Top Gear entre muitos outros.

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